23 de Outubro - Dia nacional da Pinga. |
segunda-feira, outubro 23, 2006 |
 A pinga é uma bebida que foi descoberta quase ao acaso pelo mítico sr. Velho Barreiro, lá pelas bandas do ano de 1600.
O Sr. Velho Barreiro, na época conhecido com Sr. Peterson Hofer, costumava beber muito vinho. Ele também era dono de um engenho de cana, usado para a produção de açúcar, coisa bastante comum entre os jovens empreendedores da época.
Certa vez, em uma de suas homericas bebedeiras, o Sr. Peterson esqueceu parte do caldo usado para a confecção da rapadura em uma grande vasilha de barro. Coincidência ou obra do destino, o burro (o animal) do Sr. Peterson acabou também "obrando" na vasilha, juntando assim esterco na mistura.
Passado-se alguns dias (e apos a grande ressaca de vinho do Sr. Peterson), ele lembrou-se da burrada que havia feito, esquecendo parte da sua produção de açúcar, que já poderia estar perdida, e foi ver o que ainda poderia ser salvo. O que o Sr. Peterson encontrou foi uma massa de rapadura em avançado estado de fermentação.
Grande conhecedor dos processos químicos, o Sr. Peterson resolveu entao coar o que havia sobrado da mistura, para tentar aproveitar o resto do açúcar. A segunda parte deste milagre ocorreu quando o Sr. Peterson desmaiou, talvez ainda pela ressaca do vinho, talvez pelo forte odor desta mistura em ebulição após ser aquecida.
Após desmaiar, o sr. Peterson teve uma visão, considerada por alguns hoje uma lenda, e por outros uma legítima profecia.
O Sr. Peterson, após desmaiar (ou entrar em transe) acordou em um bar paradisíaco, entre diversos espíritos. Não sabia quem eram, pois nunca os havia visto antes, mas ouviu deles, os nomes pelos quais se chamavam, como Whisky, Gin, Dreher, entre outros. Todos estavam alegres e contentes, bebendo uma bebida divina chamada 'Álcool'.
Então, ao Sr. Peterson foi oferecido um cálice deste álcool. Da pureza mais sublime, apenas um gole foi o suficiente para deixar o pobre Peterson completamente embriagado.
Então os espíritos, ao perceberem seu apreço e respeito pelo álcool, e pelo cordial gesto de Peterson, decidiram fazer lhe uma revelação.
Os espíritos revelaram ao Sr. Peterson que ao aquecer a mistura que ele havia colhido, ele deveria sobre a fervura construir uma coifa, que ao invés de conduzir os gases para cima, os conduziria para um barril atraves de um cano. E que desta forma, Peterson seria o primeiro mortal a produzir o precioso álcool.
Ao acordar o Sr. Peterson fez o que havia sido instruído no seu sonho. Com isso, ao notar as gotas escorrendo deste rústico destilador, Peterson batizou essa bebida com um nome singelo: Pinga.
Ao provar desta nova bebida, o Sr. Peterson mal pode acreditar no incrível poder alcoolizante. Apenas um copo era capaz de derrubar o mais forte estivador. Tanto que em seu sonho, os espíritos haviam profetizado:
"Provarás da bebida dos deuses, de incrível poder alcoolizante. Porém diluila-a-á em água, até o limite de 40º. Aos que se atreverem a teores alcoólicos mais elevados, uma terrível maldição irá se abater".
Com o tempo, a bebida do Sr. Peterson começou a se popularizar, principalmente por ser capaz de embebedar a todos rapidamente, e sem as complicações e dificuldades da ressaca do vinho.
Porém, jovens descuidados resolveram violar o primeiro mandamento da pinga. E assim fizeram uma bebida com mais de 40º de álcool, bebida que antes apenas os deuses e o Velho Barreiro tinham tido a honra de beberem.
Neste momento, o céu se escureceu, e dele uma voz horrivel disse:
- Nossa Aliança foi traída. E da bebida que era para todos e para todos os momentos vocês abusaram."
Agora, todos que beberem mais do que uma dose insignificante por dia, sofrerão de uma terrível doença, que causará dores agudas, e que não lhes permitirá tomar, nem ao menos mais uma dose...
E neste momento, sobre a ira dos deuses, foi criada a Cirrose.
Conhecida também como branquinha, cachaça, boa, firulinha, caninha, oncinha, velho, entre outros nomes populares, a pinga hoje é a bebida número 1 do Brasil.
Ficam atrás em consumo da pinga:
a agua, a cerveja e o Dreher, seguidos de perto do guarana Dolly. Chimarrão Margoso do Sul A média de consumo per capita de pinga do Brasileiro é de 666 litros, ou seja, é pinga pra caralho por pessoa. |
Inutilizado por Dario Santtos @ segunda-feira, outubro 23, 2006  |
|
|